Sopa de Miso
A culinária japonesa está sempre presente no nosso dia-a-dia.
Seja porque vamos, pelo menos uma vez por semana, a um restaurante de sushi (o mais novo adora, pede para ir imensas vezes). Aliás, as meninas do restaurante já brincam com o entusiasmo dele, que vai aumentanto à medida que os pratos vão chegando à mesa.
Como já escrevi aqui há uns meses, fiz um workshop de alimentação macrobiótica, vim de lá cheia de inspiração para tentar novas receitas e novos ingredientes.
No inverno, gosto de sopa de miso para acompanhar o sushi (e chá verde, sempre), nunca me tinha aventurado a fazer em casa, resolvi começar pela receita do Cookidoo, valeu a pena!
Substituí a couve kale por pak-choi, que adoro, mas se não encontrarem nenhuma das duas, julgo que couve portuguesa, cortada em juliana grossa deva ficar muito bem também.
É uma sopa diferente das nossas sopas consistentes, não tem um creme, tem um caldo aromático, cheio de sabor.
Ingredientes Caldo
2000 g de água
1 c. chá de sal
4 tiras de alga kombu
80 g cogumelos shitake (os Cogumelos Serra da Lua têm os melhores)
20 g gengibre cortado em pedaços
Ingredientes Miso
100 g massa de arroz vermicelli (parece massa aletria de arroz)
100 g pasta de miso (usei metade branco e metade de cevada)
2 dentes de alho cortados em lâminas
2 couves pak-choi
80 g cogumelos shitake laminados
5 g gengibre cortado em palitos
200 g tofu (ver notas)
Cebolinho q.b.
Preparação Caldo
Coloque no copo a água e o sal. No cesto, coloque a alga kombu, os cogumelos laminados e o gengibre, leve a cozinhar por 20 min/98°C/Vel 1.
Findo este tempo, retire o cesto, descarte o seu conteúdo, e reserve o caldo.
Preparação Miso
Prepare dois recipientes, no primeiro pese os a massa de arrzoz vermicelli.
No segundo recipiente, pese a pasta de miso e adicione 200 g do caldo reservado e misture bem.
No copo coloque o restante caldo, a mistura de miso, o alho, a couve, os cogumelos laminados, o gengibre e o tofu, cortado em cubos de cerca de 1 cm, cozinhe 10 min/100°C/Inversa/Vel Colher.
No final, coloque a massa vermicelli no recipiente onde vai ser a sopa, coloque por cima a sopa e deixe hidratar cerca de 4 minutos.
Guarneça com o cebolinho e sirva de seguida.
Notas
Se não forem consumidores habituais de tofu, procurem um de boa qualidade, a experiência pode ficar comprometida por um tofu de menor qualidade, gosto muito do tofu da Shambhala ou da Biodharma. O Celeiro costuma ter ambos, a Miosótis tem Shambhala.
Pode ainda, colocar umas gotas de óleo de sésamo para um sabor mais tostado. Alerto para que não fica uma sopa límpida, como a que às vezes encontramos à venda, porque o miso é espesso e deixa resíduos, é assim mesmo!
Esta receita, pelas quantidades, não é recomendada para a TM31.