Salmão Caramelizado com Molho Hoisin
Comemos bastante salmão e sempre que encontro lombos de salmão selvagem em promoção aproveito para repor stock.
Tento variar o mais possível, muito embora goste muito do básico salmão grelhado ou no forno (cozido não é opção, para mim).
Já aqui partilhei um maravilhoso Salmão com Crosta de Noz e Puré de Ervilhas e Espinafres.
Comprei um frasco de Molho Hoisin para fazer os Crepes Vietnamitas em Papel de Arroz e ele ficou lá esquecido no frigorífico, triste e abandonado! Até ontem!
Se gostarem de cozinha asiática vão adorar esta receita!
É aromático, doce e salgado, com um toque ácido e outro picante. Tudo características da culinária asiática, cheia de sabor e de contrastes.
A quantidade de marinada /molho desta receita é suficiente para o dobro da quantidade de salmão (4 lombos), pelo que pode fazer apenas metade ou aumentar a sua quantidade de peixe.
Ingredientes
4 Lombos de Salmão
½ chávena de molho de soja (teor reduzido de sal)
½ chávena de água
¼ chávena de Molho Hoisin
3 dentes de alho
1 pedaço de gengibre fresco com 3 cm (ver notas)
2 colheres de sopa de mel biológico
2 limas + 1 para servir
1 colher de sopa de óleo de sésamo (se não tiver pode utilizar azeite ou óleo de amendoim)
malagueta vermelha q.b. (opcional)
Sementes de sésamo e cebolinha fresca para finalizar
Preparação
Colocar o Molho Hoisin, o molho de soja, a água, o mel, o sumo de duas limas, os dentes de alho, a malagueta e o gengibre no copo da Bimby (ou no robot de cozinha, no liquidificador ou até com a varinha mágica) e triturar 30 seg/Vel 3-5-7. Reservar.
Cortar os lombos de salmão em 2 ou 3 pedaços e coloca-los na marinada, idealmente, pelo menos 1 hora, para que absorva o máximo de sabor mas pode ser menos tempo.
Numa frigideira anti-aderente, colocar o óleo de sésamo e fritar/caramelizar o salmão. Nós gostamos dele apenas selado, pelo que bastou 1 minuto de cada lado para obter esta caramelização e ter salmão no ponto.
No final, colocar a marinada na frigideira e deixar engrossar, até obter um molho rico, que cheio de sabor.
Servir acompanhado de arroz basmati e legumes a seu gosto. Finalizar com sementes de sésamo e cebolinha fresca laminada.
Tão fácil como isto! E tãoooooo saborosa!
Notas:
Usei lombos de salmão selvagem que são mais largos que os de aquacultura. Se gostar do salmão menos passado, não corte pedaços muito pequenos.
O gengibre é essencial para esta receita mas se colocar muito este irá sobrepor-se a todos os outros sabores. O Gengibre tem fios que se pode tornar desagradáveis, a solução é laminar o gengibre antes de o triturar, no sentido contrário aos fios.
Antes de espremer as limas retire um tira de casca e adicione-a à água de cozedura do arroz, vai elevar ainda mais este prato.