Risoto de Salmão Fumado e Alho-Francês
Esta receita é do Cookidoo, era daquelas que estava para sair há imenso tempo.
Um dia destes, uma amiga partilhou a receita e eu pensei "ah.. já devias ter feito, eles também acharam que era óptima". Olhem só aquele arroz cremoso, perfeito.
Adaptei, como sempre, algumas coisas mas confirmo, é mesmo boa. É rápida, cremosa mas sem ser enjoativa, foi fantástica no Verão mas, também, será maravilhosa no inverno. Uma tigela de risoto, bem quente, é tudo o que queremos num dia de frio, até porque o Outono chegou com força. Além disso, é uma explosão de sabores, doce, salgado, ácido, o toque de picante da pimenta.
Não usei espumante, nem champanhe, porque não ia abrir uma garrafa e estragar o restante. Aqui em casa não é bebida apreciada. Usei um vinho branco de boa qualidade.
Assim como o funcho, que não tinha, e não achei que tivesse feito falta mas ainda não experimentei com, raramente tenho, os homens não gostam e não é algo que eu adore.
Não usei cubo de caldo de legumes, usei Caldo de Legumes, caseiro, que já partilhei aqui. Tenho sempre congelado, quando preciso levo ao micro-ondas até descongelar.
Ingredientes
200 g salmão fumado cortado em tiras
200 g alho-francês cortado em pedaços
300 g arroz para risoto (arborio ou carnaroli)
150 g queijo-creme
30 g manteiga
30 g de azeite
100 g vinho branco, de boa qualidade
840 g de caldo de legumes caseiro (ou 840 g de água + 1 cubo de caldo legumes)
½ c. chá de sal (se usar caldo legumes concentrado, não colocar)
10 g sumo de limão
1 pitada de pimenta preta
Queijo parmesão ralado, para servir, opcional
Preparação
Coloque no copo o alho-francês, a manteiga e o azeite, pique 5 seg/vel 5, com a ajuda da espátula, baixe o que ficou na parede do copo e refogue 5 min/120°C/Vel 1.
Adicione o arroz e salteie 3 min/100°C/Inversa/Vel 1.
Adicione o vinho branco e deixe evaporar durante 1 min/100°C/Inversa/vel 1, sem o copo medida.
Adicione o caldo de legumes e o sal, envolva com a ajuda da espátula, e coza 15 min/100°C/Inversa/vel 1.
Por último, adicione o queijo-creme, 10 g de sumo de limão, o salmão e envolva com a ajuda da espátula. Sirva de seguida com pimenta moída no momento e queijo parmesão ralado.
Tradicionalmente, os pratos de peixe não levam queijo. Mas queijo-creme já é queijo, por isso já estamos a profanar as receitas típicas italianas, de qualquer forma.