Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Like 2 Eat

I Like 2 Eat

13
Jun21

Refeições para congelar

CS

Gosto de ter refeições prontas no congelador para aqueles dias em que não me apetece cozinhar.

Para os dias em que chegamos tarde e queremos fugir do take-away ou do delivery, em que a fast-food e as opções menos saudáveis são as primeiras a saltar à vista.

Quando estava grávida, dias antes de ir para a maternidade, preparei várias refeições, dos exemplos que aqui vos deixei, e congelei-as.

 

Ajudaram imenso, entre a adaptação a ter um bebé em casa, de sermos pais de primeira viagem e a privação do sono, não nos restava muita energia ou vontade de cozinhar. 

Bastar-me abrir o congelador e ter uma refeição pronta, caseira e com mínimo esforço foi maravilhoso. 

Já aqui mostrei que quando faço Carne de Vaca Estufada, duplico a receita e congelo metade. Nos dias de pressa, é só colocar água a ferver, colocar a carne ainda congelada e, assim que ferver, a massa, ajustar temperos e cozinhar. Podemos adicionar ervilhas, brócolos, feijão-verde, o que mais gostarem.

Para a carne à bolonhesa a regra é a mesma, fazer uma quantidade maior, usar uma parte e a restante dividir por caixas. Normalmente, faço uma lasanha para esse dia, uma para congelar e ainda deixou mais uma ou duas porções prontas.

O Bacalhau com Espinafres e Cenoura também é perfeito para ter no congelador. Faço o dobro desta receita e divido por 3. Para tornar a receita mais light troco metade da batata palha por curgete ralada, que cozinho com a cenoura e a cebola. Uso um ralador manual para obter fios e evitar que fique demasiado amassada. 

Faço o béchamel por duas vezes, sendo que não o coloco todo quando uso curgete, para que não fique uma mistura demasiado húmida.

O béchamel que sobra também congelo e uso em massas gratinadas, tortas salgadas, para acompanhar uma das bolonhesas congeladas.

IMG_20201207_183245.jpg

Já aqui falei sobre os Caldos de Legumes ou de Carne que faço com os restos da sopa e que congelo em sacos, para usar quando necessário.

Também tenho sempre Panquecas congeladas, faço sempre a receita a dobrar e congelo metade, assim, da vez seguinte, posso ficar a preguiçar na cama ou posso levar algumas para o lanche, durante a semana.

Faço também algumas em tamanho mini, que guardo numa das caixas de congelação de que falei, e descongelam em minutos à temperatura ambiente ou em segundos no microondas. O meu filho adora-as, ao lanche ou ao pequeno almoço com fruta.

Para além das Panquecas tradicionais, tanto as Panquecas de Maça e Canela, como as Panquecas de Ricota e Limão ou as Panquecas de Abóbora e Batata Doce são maravilhosas, antes e depois de congeladas.

Também congelo fruta quando está a passar do ponto, como bananas demasiado maduras, que se transformam em Gelados, Espumas ou em Banana Bread. Os frutos vermelhos, as peras e os pêssegos também congelam muito bem.

Outra fruta que congela muito bem é o maracujá, que eu compro na época, quando estão mais acessíveis e congelo. Assim posso fazer esta Mousse de Maracujá e Chocolate Branco, quando me apetecer. 

21937526_2sAgV.jpeg

Esta dica aprendi com uma amiga da minha mãe, que tinha muitos maracujás e que congelava a polpa em frascos para utilizar durante todo o ano.

Para terminar este post que já vai longo, congelo sempre as claras de ovo, que se transformam em Molotoff e Pavlovas maravilhosas!

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Redes Sociais

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub