Raviolis de Beterraba com Recheio de Ricotta
Esta semana o mais que tudo ligou-me a pedir receitas de massa fresca.
Um colega de trabalho comentou que não conhecia ninguém que o fizesse.
A verdade é que não o faço muitas vezes, por ainda implica despender de algum tempo, que tenho cada vez menos, no entanto há algo terapêutico em preparar a nossa própria massa, em estendê-la e dar-lhe as mais diversas formas.
Simples ou recheada, com os mais diversos acompanhamentos, preparar massa fresca, como quase tudo o que cozinhamos, é um ato de amor, seja com a culinária seja com a nossa família ou amigos.
Inspirada com essa conversa e com o maravilhoso perfil das redes social do Pasta Social Club, resolvi colocar as mãos à massa, literalmente.
Como estamos a aproximar-nos do dia de S. Valentim resolvi fazer uma massa temática e mais vermelhinha.
A base da massa é a beterraba mas o sabor é bastante ténue, pelo que que não apreciar beterraba pode experimentar sem medo, alem disso o recheio de ricotta dá-lhe a leveza necessária.
Aproveitei que ia cozinhar beterraba no forno e fiz uma quantidade maior, a restante dividi em doses para uma próxima receita ou para um luxuriante risotto.
Ingredientes Puré
2 beterrabas médias
Água q.b.
Ingredientes Massa
350 g de farinha 00, se não encontrar utilize T55 sem fermento
50 g de semolina
120 g de puré de beterraba
1 ovo L (cerca de 50 g)
3 gemas L (cerca de 60g)
Ingredientes Recheio
1 embalagem de ricotta
Sal, pimento e raspas de limão q.nb.
Ingredientes Adicionais
3 colheres de sopa de manteiga
2 ramos de manjericão ou de sálvia
1 colher de sobremesa de puré de beterraba para decorar
Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Lavar as beterrabas bem lavadas, cortar os caules e as raízes, cortar ao meio e dispor num tabuleiro com a parte cortada para baixo. Cobrir com um centímetro de água e tapar o tabuleiro com papel alumínio.
Levar ao forno, cerca de uma hora, até que fiquem bem macias. Faça o teste ao espetar uma faca, a beterraba não deverá oferecer qualquer resistência.
Retirar do forno e deixar arrefecer o suficiente para lhes conseguir pegar. Com a ajuda de papel de cozinha, retirar a pele, cortar em pedaços e triturar, até obter um puré liso e sedoso, se necessário adicionar um pouco de líquido do cozimento. Com a Bimby demorei cerca de 30 segundos na velocidade 7.


Reservar e deixar arrefecer.
No copo da Bimby colocar todos os ingredientes da massa e programar 2 min/vel Espiga. Retirar e formar uma bola com a massa, envolver em semolina e deixar repousar durante 30 minutos, se estiver calor tapar com película aderente, para não secar.


O meu ovo pesava cerca de 60 g mas as gemas pesavam 50 g, obtendo a mesma proporção de líquidos. Se necessário adicionar um pouco mais de farinha se a massa estiver muito líquida ou de puré se estiver muito seca.
Enquanto isso, preparar o recheio, envolvendo a ricotta com sal, pimenta e raspas de limão. Sejam generosos com o tempero já que a ricotta não tem grande sabor.
Colocar num saco de pasteleiro e deixar repousar, para que os condimentos se infundirem no queijo.
Dividir em 4 partes e estender a mesma, até obter uma massa fina e elástica, sem partir. Ir polvilhando com a semolina para que não cole uma na outra nem na bancada.


Com a ajuda do saco de pasteleiro, formar pequenos círculos de recheio, cobrir com uma segunda folha de massa e com a ajuda de um cortador, cortar a massa nas formas desejadas. Pode, também, cortar em quadrados com a ajudar de um cortador de massa ou de uma faca afiada.
Colocar água a ferver com uma colher de chá de sal. Cozinhar a massa até a mesma começar a subir à superfície (uma massa bem fina, deverá demorar no máximo 2 minutos).
Ao mesmo tempo colocar a manteiga a derreter com o manjericão ou a sálvia, desta vez não havia, e assim que a massa cozer envolvê-la nesta manteiga aromatizada.
Dispor no prato, da forma que mais gostar, regar com um fio da manteiga que utilizou para cozinhar e deliciar-se!
Se sobrar massa pode corta-la em forma de tagliatelli e deixar secar, para cozinhar mais tarde.