Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

I Like 2 Eat

I Like 2 Eat

24
Jun20

Puré de Mandioca

CS

105602509_729541767871341_5518591545814800370_n.jp

Depois de uma série de receitas asiáticas, eis que chega a série Brasil! 

Gosto de programas de culinária, gosto (vamos ver se com o novo júri vou continuar a gostar) do Masterchef Austrália e do Brasil. Gosto da forma genuína como olham nos olhos dos concorrentes, sem serem petulantes e mal educados.

Gosto da forma como transmitem sabedoria e da forma graciosa como partilham receitas, como ensinam as manhas, como partem a louça toda e depois ajudam a apanhar os cacos.

 

No Masterchef Brasil, um dos ingredientes mais utilizados é a mandioca.

Um ingrediente que me andava a piscar o olho há bastante tempo. O puré de mandioca tem sempre um aspecto que remete à comida de conforto, mesmo em modo restaurante com 3 Estrelas Michelin.

Quando lá estive comi os bolinhos, as coxinhas, o bolo formigueiro (tenho de fazer esse!), o bobó de camarão, todos à base de mandioca. Mas o puré branquinho não! 

Hoje foi dia.

Fiz metade desta receita, com medo de não gostarmos, mas a mandioca entrou, oficialmente, na lista de compras cá de casa.

É um puré mais intenso e pastoso que o nosso puré de batata, leve e fofo, mas o sabor é muito bom! Combinado com o queijo que dá quase uma sensação de aligot.

Deve comer-se bem quente para não ficar com textura estranha, quase de funge (que eu não consigo apreciar).

A receita que segui (com uns toques) foi a do Escondidinho de Carne Seca, do Cookidoo.

Ingredientes

80 g queijo ralado (a receita original é com mozzarella, usei gouda)

800 g mandioca cortada em pedaços pequenos

1000 g água

1 colher de chá de sal

30 g manteiga

200 g leite

Queijo Parmesão q.b.

Preparação

Coloque no copo a mandioca, a água e o sal e cozinhe 20 min/100ºC/Inversa/Vel colher. Retire e escorra com a ajuda do cesto.

Coloque no copo a mandioca cozida, a manteiga, o leite e o queijo reservado e bata 1 min/Vel 4, ajudando com a espátula através do bocal da tampa. Sirva com raspas de queijo parmesão, para aquele toque salgado.

Acompanhe com uma carne grelhada e uma salada ou, como por aqui, com uns espargos grelhados, polvilhados de queijo parmesão, raspas de limão e pimenta preta.

 

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D