Pão de Ló de Alfeizerão
Mais uma vez não houve Páscoa em família.
A Pandemia "roubou-nos" mais este momento de união e de partilha, mas este ano resolvi que me ia sentir mais próxima de casa.
Encomendei cabrito, para não passar o dia na cozinha, que seria o almoço de Páscoa e pelo qual já andava a salivar desde o Natal.
O mais que tudo andava a falar em pão de ló de Alfeizerão há já algum tempo, era a oportunidade ideal, uma receita de "casa".
Ainda tivemos direito a um Folar tradicional, do Atelier do Doce, que comprei numa mercearia aqui da zona.
Já agora, o cabrito veio do Restaurante Harmonia, se tiverem a oportunidade visitem este espaço assim que possível, o espaço é lindo e convidativo, o staff é super simpático e a comida, a comida é de outro mundo. (ninguém me paga para dizer isto, é a minha opinião)
Voltando ao pão de ló, resolvi seguir a receita do Cookidoo mas numa versão mais pequena e com menos açúcar, afinal éramos só dois a comer.
Claro que não é igual à receita original mas aproxima-se bastante bem.
Senti falta dos ovos biológicos, das galinhas do meu pai, aqueles bem amarelinhos. Estes tão eram biológicos mas não eram iguais.
Não testei a receita no modo tradicional, mas acredito que se seguir os passos, mesmo sem a temperatura, obterá um resultado muito próximo.
Ingredientes
3 ovos
9 gemas
125 g de açúcar
65 g de farinha
1/2 colher de sobremesa de fermento em pó
Preparação
Pré-aquecer o forno a 190°C.
Untar com manteiga ou com spray uma forma com 20 cm de diâmetro (se preferirem um bolo mais baixo podem aumentar o tamanho) e forrar com papel vegetal.
Colocar a borboleta no copo e adicionar o açúcar, 3 ovos e 9 gemas. Bata por 15 min/37°C/Vel 3.
De seguida bater mais 10 min/Vel 3.
Adicionar a farinha e o fermento e envolver 10 seg/Vel 3.
Deitar na forma e levar ao forno a 190°C cerca de 15/20 minutos.
O exterior deve estar cozido mas o interior ainda estar cremoso, para que escorra quando se cortar a primeira fatia.