Pão de Iogurte e Côco
O que mais se comeu, aqui em casa, nesta quarentena foi pão!
O Pãodemia é um must have, ganhou, principalmente, porque dada a escassez de fermento seco, esta receita leva tão pouca quantidade que um pacote rendia para duas semanas! Para além de que levedava de noite e de manhã era só colocar no forno. Quem resiste a pão quente ao pequeno almoço?
Uma tarde, em que me apetecia pão quentinho para o lanche, pareceu a ideal para testar a receita de pão de iogurte, a que corria nas redes sociais.
Havia em casa uns iogurtes de côco caseiros que tinham uma camada de gordura de côco por cima, quase uma manteiga, que os deixava com uma textura estranha, estando renegados no fundo do frigorífico.
A receita original é com iogurtes naturais, no entanto, como vi pão até com iogurte stracciatella, côco pareceu-me até conservador.
Ingredientes
2 iogurtes de côco
1 + 1/2 chávena de farinha (T55 ou T65)
1/2 chávena de farinha de côco
1colher de café de sal (fiz sem sal da segunda vez e ficou bom na mesma)
Preparação
Simples como, misturar as farinhas com o iogurte, até ficar numa bola. Dividir em 4, formar as bolinhas e levar a forno pré aquecido a 200°C, durante 20/25 minutos, dependendo de como se gosta do pão. Eu gosto dele bem cozido.
Se é o melhor pão do mundo? Não é!
Mas se é uma boa alternativa para os dias em que não temos pão e não queremos esperar que levede? É sim! Até porque as receitas de pão rápido que experimentei, mesmo com o açúcar, sabem sempre muito a fermento.