Pão de Cogumelos
Passei de consumidora a devoradora de cogumelos.
E é com tristeza imensa que digo que o meu mini comilão que come tudo o que lhe oferecemos, não gosta de cogumelos. Mas a mãe gosta, o pai aprendeu a gostar, tenho esperança que no futuro ele passe a gostar também.
Uma destas semanas, aproveitando uma promoção, fiz uma encomenda gigante de um dos meus cogumelos preferidos aos Cogumelos Serra da Lua, Pleurotos Cinzentos. Carnudos e Suculentos.
Como em casa não consigo grelha-los na brasa, a forma de que mais gosto, comecei a fazê-los no forno. Um dia distraí-me e eles "passaram do ponto", quase desidratados. Agora são snack regular na minha marmita, ficam doces e salgados, estaladiços e caramelizados. Nham Nham!
Quando estava a planear este belo Pequeno-Almoço para a minha família, na véspera, era certo que um bom pequeno-almoço tinha de ter pão quentinho, por isso ia sair um belo Pão de Água.
Na véspera, preparei os Queques de Pinacolada, feitos a partir das cascas do abacaxi e tinha aproveitado para adiantar algumas das refeições da semana, entre elas os meus belos cogumelos.
Também deixei o Pão a a levedar de véspera (coloco apenas uma colher de café de fermento).
Enquanto pré-aquecia o forno para cozer o pão, olhei para o tabuleiro com os cogumelos que tinha ficado a arrefecer na bancada e, achei que eles ia ficam maravilhosos no meio do meu belo pão. Não me enganei!
É mesmo bom!
Em dois dias foi-se!
Ingredientes
Cogumelos Pleurotus Cinzentos (Ver notas)
Receita de Pão de Água (seguir link)
Sal, pimenta e azeite q.b.
Preparação
Preparar a receita do Pão de água, conforme descrito.
Enquanto isso, pré-aquecer o forno a 180ºC.
Num tabuleiro, colocar os cogumelos em pedaços grandes, temperar com sal e pimenta e um fio de azeite generoso.
Levar ao forno até começarem a ficar com as extremidades douradas.
Retirar e deixar arrefecer.
Quando a massa estiver quase pronta, pré-aquecer o forno a 250ºC, com uma panela de ferro com tampa, que possa ir ao forno, lá dentro.
Corte uma folha de papel vegetal, polvilhe-a bem com farinha e coloque nele a massa, moldando um rectângulo, sem a manipular muito para não perder o ar.
Espalhe sobre esta os cogumelos, dobrando ⅓ da massa sobre si própria e entale-a por baixo, como se estivesse a enrolar uma torta.
Com a ajuda do papel vegetal coloque a massa dentro da panela, tampe e leve ao forno a 250°C cerca de 55 minutos. Se gostar de uma crosta bem crocante, nos últimos 10 minutos retire a tampa.
Quando retirar, envolva uns minutos num pano grande ou numa toalha. A crosta vai continuar crocante mas não fica demasiado dura.


Notas
Moldar a massa ao tamanho da panela que tem. O meu ficou mais comprido porque não uso panela de ferro, uso esta travessa com tampa (invertida face à imagem), que me permite esticar a massa.
Se usar uma panela redonda, é só arredondar a sua massa.
Pode também fazer pães mais pequenos. Neste dia retirei alguma da massa e fiz bolinhas, para o mini (e os papás também) poder comer pão quentinho com manteiga.
O pão de cogumelos comi simples, com queijo, com enchidos, sempre delicioso!