Panquecas de Pera
Nasci em Alcobaça, sou com muitoooooo orgulho da terra da fruta.
Maçãs e peras há muitas mas não tão doces e suculentas como as que vêm da zona oeste.
Cá em casa as peras estão no Top 3 das frutas que todos adoramos. Por isso aguardamos com ansiedade a chegada do Verão, que traz consigo peras em abundância, quando vou a casa do pai acabo, sempre, carregada de sacos a caminho de Lisboa.
A verdade é que não gosto de fruta demasiado madura, prefiro que esteja mais firme e com um toque mais ácido a contrastar com a doçura natural, principalmente, as peras.
Esta receita surgiu num dia em que tinha muitas peras a ficarem demasiado maduras, o desidratador não estava a dar conta do recado, e resolvi fazer panquecas.
E ficaram tão boas que repetimos sem parar até acabarem as peras! (Felizmente tem amigos com câmaras de frio, que as conservam por alguns meses).
A receita foi inspirada nas panquecas de maçã do Blog Põe-te na Linha.
Ingredientes
3 peras médias
2 ovos
6 colheres de sopa de farinha de aveia
2 colheres se sopa de flocos de aveia finos (ver notas)
1 colher de sopa de azeite (ou óleo de coco)
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de canela
Preparação Bimby
Colocar as peras, bem lavadas uma vez que vamos usar a pera inteira, no copo da Bimby e triturar 15 seg/Vel 5.
Adicionar os ovos e triturar mais 10 seg/Vel 4.
Adicionar a farinha e os flocos de aveia, o fermento, a canela e o azeite e misturar 10 se/Vel 3.
Aquecer uma frigideira anti-aderente e preparar as panquecas, grandes para comer na hora pequenas para congelar e ter sempre prontas.
Preparação Tradicional
Triturar as peras, bem lavadas uma vez que vamos usar a pera inteira, com a ajuda da varinha mágica. Se não tiver varinha mágica pode sempre usar um ralador fino.
Adicionar os ovos ao puré de pera e bater bem com a ajuda de umas varas de arame.
Adicionar os restantes ingredientes e envolver bem.
Aquecer uma frigideira anti-aderente e preparar as panquecas, grandes para comer na hora pequenas para congelar e ter sempre prontas.
Notas
Adicionei os flocos de aveia para dar alguma textura e para que consiga fazer panquecas mais altas e com alguma estrutura. As panquecas sem os flocos ficam super fofinhas, quando digo super é mesmo super fofinhas, mas ficam mais baixinhas e acho que para os lanches ficam melhor assim.
Experimentem e vejam qual as que se adaptam melhor a Vós.
Também gosto da versão de panquecas de maçã da Dra. Maria Gama mas prefiro mil vezes com pera, pelo sabor e pela textura.