Merendeiras de Batata Doce da Lurdes
Este ano não houve o almoço de família do dia 1 de Novembro.
Seria dia de reunir a família, à volta da mesa, para um almoço seguido (às vezes só com uma pausa para o café, por isso é mesmo seguido) de um lanche com as mais variadas merendeiras doces, acompanhadas de uma caneca de chá e frutos secos.
Nesse dia, fiz metade desta receita, para não deixar de sentir o calor familiar deste dia, a mesa é a desculpa mas do que gostamos mesmo é de nos reunir, porque sim.
Num ano tão atípico, em que não nos reunimos todos uma única vez, foi importante até para a minha sanidade mental.
Estamos de férias e não estamos em tempo de passeios, viemos até à Terrinha, para que o mini possa correr e brincar à vontade, já que aqui há uma casa e jardim grandes, para além do mimo dos avós. Aproveitei a tarde de ontem, em que estávamos sozinhos, e o mini a dormir a sesta, para fazer uma bela fornada destas nuvens de batata doce.
Deu para o lanche, para o chá do final da noite e ainda para deixar uns miminhos a umas portas, para celebrarmos juntos, ainda que cada um em sua casa, como pedem estes dias.
Esta receita foi partilhada por uma amiga da minha Mãe chamada Lurdes, ficaram as Merendeiras da Lurdes, até ao dia de hoje.
A ajudante aqui de casa é a Monsieur Cuisine Connect, apesar de não estar familiarizada com a máquina, acho que correu bastante bem, o resultado foi similar ao que obtive com a Bimby, que aqui descrevo, e ao que a minha Mãe e a Lurdes obtinham à mão.
Os frutos secos e a cobertura são opcionais, podem ser estes ou outros, assim como a cobertura. Mas ficam bem melhor com eles.
Ingredientes (18 unidades)
600 g de batata doce cozida (usei laranja)
600 g de farinha T55
250 g de açúcar amarelo (originalmente, seriam 400 g)
2 ovos M, biológicos e à temperatura ambiente
Raspa de 1 limão
1 colher de sopa de manteiga, mal cheia, à temperatura ambiente
1 colher de sobremesa de erva doce
1 colher de sobremesa de canela
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
100 ml de leite
25 g de fermento de padeiro fresco
1 pitada de sal
Ingredientes Cobertura
1 colher de sopa de manteiga, à temperatura ambiente
1 colher de sopa de açúcar amarelo
1 colher de chá de canela
Preparação
Levar o leite uns segundos ao microondas, até ficar morno, acrescentar o fermento e misturar com uma colher até dissolver. Reservar.
Pesar a batata doce e triturar 30 seg/Vel 3-5-7.
Adicionar os ovos, o açúcar, o leite com fermento, o limão e a manteiga, misturar 15 seg/Vel 5.
Juntar a farinha, a canela, a erva-doce, o bicarbonato de sódio e o sal, misturar 15 seg/Vel 5.
Programar 2 min/Vel Espiga.
Colocar a massa numa taça e adicionar os frutos secos, misturar com ajuda de uma espátula.
Cobrir com película aderente e deixar descansar a massa, tapada com uma manta, pelo menos 30 minutos. A massa vai levedar mas não cresce muito, fica mais leve e esponjosa.
Nessa altura, ligar o forno a 180ºC e forrar dois tabuleiros com papel vegetal.
Com a ajuda de duas colheres moldar as merendeiras. Usei uma colher de sopa e uma colher de servir, uma vez que a massa é demasiado macia para moldar à mão.
Levar ao forno entre 20 a 40 minutos, conforme o tamanho moldado, trocando os tabuleiros, o de cima para baixo e o de baixo para cima.
Numa taça, misturar a manteiga com o açúcar amarelo e a canela, até ficar uma mistura homogénea e assim que tirar as merendeiras da forno pincelar, generosamente, com esta mistura.
Depois é só preparar o chá e deliciar-se com as merendeiras mais fofinhas de sempre.