Leite Creme de Natal
Leite creme é aquela sobremesa icónica que, bem feita, nunca desilude.
Talvez seja da doçura da capa crocante, do açúcar acabado de queimar, do aroma que deixa no ar ou talvez só porque nos divertimos a quebra-la com a colher.
Há mais de 20 anos, existia no Oeste um restaurante chamado A Vila, que tinha um leite creme delicioso (e um semifrio de frutos vermelhos, que ainda hoje povoa as minhas memórias), acho que lá íamos almoçar só para comer estas sobremesas, é claro que a comida era óptima mas o leite creme, era de outro mundo.
Por isso, sempre que faço leite creme, sinto que a fasquia é alta e não posso desiludir. Com a aquisição da Bimby, passei a ter esta tarefa muito mais simplificada.
Como no início era muito mais básica nas aventuras culinárias, fiz muito leite creme, com o passar do tempo acabei por deixá-lo de parte por querer tentar outras.
Há umas semanas fui almoçar a um sítio que tinha leite creme e fiquei com saudades do meu, a saber a limão, que acompanha bem, também, com canela, quase como um pastel de nata sem massa.
Quando estava a meio da receita pensei "e se coloca-se aqui canela? Se calhar ficava assim um leite creme de Natal.
Quase a finalizar a receita, provei e achei que estava bom mas sabia mais a limão do que a canela, precisava de mais amor, para não ser "só" um leite creme fantástico.
Como ia inventar e tinha feito uma receita completa, resolvi retirar metade (taça vermelha), acrescentar as especiarias, mais um pouco de leite e cozinhar mais uns minutos (taça verde e foto de capa).


Na receita coloco as especiarias logo no início, mas podem fazer como descrevi em cima e dividir em dois.
Ficou tão incrível!
Com uma cor escura, não muito doce porque ainda leva o açúcar caramelizado, cheio de aromas que remetem a quentinho e a festividades, com o limão ao fundo a limpar e a refrescar o paladar.
Entrou para o top 10 de receitas cá de casa.
Ingredientes
1000 g leite
6 gemas de ovo
200 g açúcar
40 g amido de milho
3 tiras de casca de limão (casca, só a parte amarela)
1/2 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de sobremesa de Especiarias de Natal
Açúcar mascavado q.b. p/ polvilhar
Preparação
Coloque no copo da Bimby o leite, as gemas, o açúcar e o amido de milho e misture 15 seg/Vel 4.
Adicione 3 tiras de casca de limão e as especiarias, cozinhe por 12 min/90°C/Vel 2.5.
Findo este tempo, retire para uma travessa ou taças individuais e deixe arrefecer.
No momento de servir polvilhe com açúcar mascavado e queime a superfície com um maçarico ou um ferro para queimar.
Notas:
Pode usar açúcar branco para a cobertura caramelizada mas vai perceber que queima mais rápido e que necessita de uma quantidade maior para fazer aquela capa crocante que tanto gostamos.
Pode dispensar a cobertura de açúcar e polvilhar com canela ou com a mistura de especiarias, que partilhei no último post.