Lebkuchen - Bolachas de Natal Alemãs
Provei estas bolachas pela primeira vez há uns 16 anos, quando passei o Natal na Alemanha.
Nunca mais pensei nelas até encontrar uma versão à venda num supermercado germânico.
Sabem quando comem algo que Vos remete, de imediato, para a Vossa infância ou para um momento específico da Vossa vida? Estas bolachas fizeram isso comigo.
São umas bolachas super aromáticas, meio elásticas, meio fofinhas, com uma capa de açúcar fininha e crocante. Adoro!
Este ano quis reproduzir as bolachas em questão e oferecê-las no cabaz de Natal que ofereci à família.
A receita que utilizei é do blog Super Golden Bakes e gostei muito do resultado, espero que quem as recebeu também - ver notas.
Podem fazer com antecedência e guardar numa lata ou numa caixa, separem com papel vegetal para não colarem. Inclusive dão a dica de colocar tiras de casca de laranja na lata das bolachas, para dar, ainda mais encanto.
Tenho sempre de alterar qualquer coisa, nesta receita, como na família não somos fãs de cravinho, alterei as especiarias mais ao nosso gosto, sem lhes retirar a identidade.
Ingredientes Bolachas
150 g de mel
175 g de açúcar mascavado escuro, o mais escuro que encontrar
60 g de manteiga sem sal
1 ovo L batido
Raspa de 1 limão
Raspa de 1 laranja
100 g de farinha de amêndoa
300 g de farinha de trigo sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colher de chá de canela
1 colher de chá de Especiarias de Natal
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de noz-moscada
1 pitada de pimenta branca
1 pitada de sal
óleo q.b. para untar a tigela
Ingredientes Cobertura
120 g de açúcar em pó (ver notas)
sumo de 1 limão
1 colher de chá de extracto de baunilha
Preparação
No copo da Bimby colocar o mel e o açúcar, programar 3 min/100ºC/Vel colher. Verificar se o açúcar ficou bem dissolvido. Quem não tiver Bimby pode levar o mel e o açúcar ao micro-ondas por 30 segundos, até borbulhar e depois misturar, vigorosamente, com uma espátula ou uma colher de pau.
Adicionar a manteiga aos cubos e as raspas de limão e laranja (ver notas), aguardar uns segundos e misturar 20 seg/Vel 3.
Adicionar o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, o sal, as especiarias e o ovo. Misturar 20 seg/vel 3.
Adicionar a farinha de trigo e de amêndoa, misturar 15 seg/Vel 3, ou até obter uma massa homogénea, macia e ligeiramente pegajosa. Se a massa estiver seca adicionar umas gotas de sumo de limão.
Formar uma bola com a massa e deixar a descansar numa taça untada com um pouco de óleo, pelo menos uma hora, à temperatura ambiente.
Pré-aquecer o forno, a 180ºC, enquanto prepara a cobertura de açúcar.
Para isso, numa taça, com umas varas de arame, misturar todos o ingredientes, sendo que eu adicionei 2/3 do sumo de limão, misturei e fui adicionando até ter uma cobertura líquida mas com consistência. Se o Vosso limão for grande, sugiro o mesmo. A baunilha deve ser em extracto ou pasta, evitem os aromas, que para além de terem um sabor metálico, também são líquidos e vão influenciar a textura. Se sentirem que a Vossa cobertura está muito líquida,
Dividir a massa em 3 partes, deixar duas delas no frio, e esticar a outra massa entre duas folhas de papel vegetal ou dois tapetes de silicone.
Utilizando uma forma de estrela (só porque são mais bonitas e ajustadas ao original), cortar as bolachas e dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone.
Levar ao forno, cerca de 12 minutos, elas vão parecer que ficaram crocantes mas depois ficam na textura certa.
Repetir com a restante massa, aproveitando todas as sobras de massa com que vai ficando. Rendeu 3 tabuleiros.
À medida que retira do forno passar para uma rede de arrefecimento (ou coloque para arrefecer na bancada se não tiver), com elas mornas pincelar com a cobertura, se pretenderem uma cobertura mais branca e grossa, repetir ao fim de uns minutos. Com uma passagem ficam com uma capa fina e crocante.
Se desejarem podem adicionar outras decorações de açúcar, enquanto a cobertura estiver húmida, por forma a que fiquem coladas.
Notas:
Fiz o açúcar me pó na Bimby e triturei duas vezes 15 seg/Vel 10. No entanto, apesar de parecer muito fino, após a receita feita percebi que se notavam os grãos de açúcar, ainda que pequenos e que fez com que a cobertura não ficasse tão uniforme como desejava.
Para esta receita, se quiserem uma capa mais fina e lisa, o açúcar em pó de compra será mais eficaz.
Não triturei as cascas de limão e de laranja porque teria de o fazer antes de aquecer o mel com o açúcar, receei que a temperatura deixasse um amargo nas bolachas ou teria de lavar o copo, pelo que optei por não o fazer, desta forma também consigo que fiquem mais uniformes.