Iscas de Cebolada
Até aos meus 9/10 anos tinha anemia, de uma forma muito grave.
Para dificultar, era daquelas crianças que comiam muito mal. Crianças que comem mal, comem ainda pior quando a ementa é composta, sobretudo, de alimentos ricos em ferro.
Leguminosas, vegetais de folhas escuras, como a couve portuguesa, a rúcula, os espinafres, fígado e coração de frango ou o fígado de vaca, beterraba são os alimentos que, por norma, as crianças têm maior resistência.
Ora a exceção era feita para esta iguaria, que é contorversa, que ou se ama ou odeia, mas eu adoro, que o JD e o JL também, e estas ficaram tão boas que mereciam ser partilhadas.
Há três regras muito importantes. A qualidade e frescura das mesmas, apenas compre em talhos de confiança e que as saibam arranjar.
Temperar, antecipadamente, e não as cozinhar demasiado. Ninguém as quer comer cruas mas secas são horriveis, acho que muitas pessoas não gostam porque provaram preparadas da forma errada.
A outra forma de as cozinhar é grelhadas, cortadas em pedaços pequenos, temperadas com azeite, alho picado, sal, pimenta e uma bastante sumo de limão ou vinagre. Por norma misturadas com igual quantidade de carne, também grelhada e cortada da mesma forma, que acabam por gerar um molho rico, formado com os sucos das carnes e o tempero, que fica mesmo bem com umas batatas novas cozidas e uma bela salada.
Mas voltemos à nossa receita, que por sua vez, é acompanhada por puré de batata (ou batatas cozidas) e legumes cozidos.
Não gosto delas muito gordas pelo que sou mais conservadora com a quantidade de azeite do que era a minha avó.
Para perceberem o quanto gostamos de iscas, sempre que vamos ao Algarve vamos comer Iscas de Cebolada à Churrasqueira Beirã. O peixe deles é óptimo e muito fresco mas as iscas.... Mesmo que não gostem, passem por lá que o restaurante vale muito a pena.
Ingredientes Iscas
8 a 10 iscas de vitela
2 cebolas grandes
6 dentes de alho
2 folhas de louro
2 colheres de sopa de vinagre
2 dl de vinho branco
75 ml de azeite
30 g de manteiga
sal e pimenta q.b.
Ingredientes Puré
1000 g batata (de casca vermelha p/ fritar) cortada em pedaços pequenos (1-2 cm)
1 c. chá de sal
300 g leite
30 g manteiga
1 pitada de noz-moscada
Preparação
Começar por temperar as iscas com um fio de azeite, os dentes de alho laminados, o vinagre, o vinho branco, sal e pimenta. Deixar marinar, pelo menos, durante duas horas.
Ao fim das duas horas, começar a preparar o puré, descascando as batatas e cortando-as em pedaços pequenos.
Para o puré uso a receita do Cookidoo mas com menos leite, que só adiciono se for necessário, uma vez que o prefiro mais firme.
Insira a borboleta. Coloque no copo a batata, o sal e o leite e coza 35 min/90°C/Vel 1.
Adicione a manteiga e a noz-moscada e bata 30 seg/Vel 3. Reserve.
Numa frigideira larga, coloque a cebola cortada em meias luas e 50 ml azeite, deixe cozinhar até estar dourada. Retire e reserve.
Colocar o restante azeite e cozinhar as iscas, cerca de 1 minuto de cada lado, devem ganhar alguma cor mas estarem ainda macias ao toque. Retirar.
Voltar a adicionar à frigideira a cebola e o molho da marinada, deixar ferver mais um minuto e adicionar as iscas. Desligar o fogão e servir de imediato, acompanhadas com o puré e os legumes que preferir.