Edna’s Orange Curd Teacake
Domingos lentos, em casa, pedem chá e bolo para o lanche ou para o final de noite.
Guardei esta receita há dois anos de um grupo Bimby, da Austrália.
De alguém que tinha muitos limões para utilizar, guardei a receita a aguardar o dia em que, também eu, tivesse limões em excesso (como se aqui em casa isso fosse possível).
A apresentação era super fofa e nos comentários à receita haviam imensas partilhas relacionadas com a mesma receita, sempre com sucesso. Achei que seria uma óptima receita para uma festa, para um lanche com a família e/ou amigos aqui em casa.
A verdade é que foi passando (a pandemia não ajudou) e só há pouco tempo pensei nesta receita. Lembrava-me de ter guardado uma receita com Lemon Curd e eu tinha Orange Curd para gastar, se era boa com limão também devia de ser com laranja. Não me enganei.
Percebi o porquê do nome Teacake (Bolo de Chá), porque a sua textura húmida, amanteigada e cremosa é perfeita para acompanhar com uma caneca de chá, porque também é um bolo intenso e aromático.
Este bolo fará as delícias de qualquer lanche de domingo à tarde ou de final de dia.
Após concluir a massa percebi que a forma que escolhi era demasiado grande e que a massa era muito cremosa para conseguir fazer os corações que planeava fazer, afinal de contas era um bolo de amor, para os meus.
Usei essa massa para a base e fiz uma massa para o topo, ligeiramente, diferente mas mais moldável, que dividi em porções e reservei no frigorífico/congelador até ao momento de utilizar.
Para a receita apenas necessitará de metade do Orange Curd (vai parecer muito mas algum ainda será absorvido pela massa), pode aproveitar e fazer este incrível Bundt Cake de Laranja, com a outra metade, reservando algum para servir.
Ingredientes
325 g de farinha T55 com fermento
135 g de manteiga sem sal
130 g de açúcar
2 ovos M
1 pitada de sal
1/2 receita de Orange Curd
Preparação
Preparar a receita de Orange Curd, que necessita de arrefecer por completo antes de usar.
No copo da Bimby, colocar 175 g de farinha, 1 ovo, 75 g de manteiga, 60 g de açúcar e uma pitada de sal. Misturar 20 seg/Vel 5 (se necessário misturar mais uns segundos, à mesma velocidade). Dividir a massa em duas ou três partes, agregar bem, enrolar em película aderente e levar ao frio.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Sem lavar o copo, colocar 150 g de farinha, 1 ovo, 60 g de manteiga, 70 g de açúcar e uma pitada de sal. Misturar tudo durante 20 seg/Vel 5, se necessário misturar mais uns segundos, à mesma velocidade.
Forrar o fundo de uma forma de fundo amovível, com papel vegetal, e colocar esta última massa, espalhando bem com ajuda de uma colher ou de uma espátula, deverá ficar uma camada de massa uniforme.
Colocar por cima da massa o Orange Curd, deixando um centímetro a toda a volta de espaçamento, para evitar que queime.
Retirar a primeira massa do frio, estender com ajuda do rolo, se necessário polvilhar com farinha mas muito pouca, para não ficar seca. Cortar pequenos corações (ou flores, estrelas, o que mais gostar, se não tiver use um copo pequeno ou molde bolinhas de massa e espalme-as), e ir espalhando por cima da massa.
A ideia é ir forrando a parte de cima, sem se preocupar demasiado. A massa é bastante macia e amanteigada pelo que tem de fazer em porções, caso contrário não consegue cortar e descolar a massa sem se desfazer.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 45 minutos ou até ficar cozida e com uma bela cor dourada.
Servir morno ou frio, polvilhado com açúcar em pó.
Nota: Irei repetir a receita com Lemon Curd, acho que o limão, como é mais ácido e intenso, irá dar um boost de sabor, muito importante.