Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Like 2 Eat

I Like 2 Eat

17
Mai21

Edna’s Orange Curd Teacake

CS

IMG_20210302_191330.jpg

Domingos lentos, em casa, pedem chá e bolo para o lanche ou para o final de noite.

Guardei esta receita há dois anos de um grupo Bimby, da Austrália.

De alguém que tinha muitos limões para utilizar, guardei a receita a aguardar o dia em que, também eu, tivesse limões em excesso (como se aqui em casa isso fosse possível).

 

A apresentação era super fofa e nos comentários à receita haviam imensas partilhas relacionadas com a mesma receita, sempre com sucesso. Achei que seria uma óptima receita para uma festa, para um lanche com a família e/ou amigos aqui em casa.

A verdade é que foi passando (a pandemia não ajudou) e só há pouco tempo pensei nesta receita. Lembrava-me de ter guardado uma receita com Lemon Curd e eu tinha Orange Curd para gastar, se era boa com limão também devia de ser com laranja. Não me enganei.

Percebi o porquê do nome Teacake (Bolo de Chá), porque a sua textura húmida, amanteigada e cremosa é perfeita para acompanhar com uma caneca de chá, porque também é um bolo intenso e aromático.

Este bolo fará as delícias de qualquer lanche de domingo à tarde ou de final de dia.

Após concluir a massa percebi que a forma que escolhi era demasiado grande e que a massa era muito cremosa para conseguir fazer os corações que planeava fazer, afinal de contas era um bolo de amor, para os meus.

Usei essa massa para a base e fiz uma massa para o topo, ligeiramente, diferente mas mais moldável, que dividi em porções e reservei no frigorífico/congelador até ao momento de utilizar.

Para a receita apenas necessitará de metade do Orange Curd (vai parecer muito mas algum ainda será absorvido pela massa), pode aproveitar e fazer este incrível Bundt Cake de Laranja, com a outra metade, reservando algum para servir.

Ingredientes

325 g de farinha T55 com fermento

135 g de manteiga sem sal

130 g de açúcar

2 ovos  M

1 pitada de sal

1/2 receita de Orange Curd

Preparação

Preparar a receita de Orange Curd, que necessita de arrefecer por completo antes de usar.

No copo da Bimby, colocar 175 g de farinha, 1 ovo, 75 g de manteiga, 60 g de açúcar e uma pitada de sal. Misturar 20 seg/Vel 5 (se necessário misturar mais uns segundos, à mesma velocidade). Dividir a massa em duas ou três partes, agregar bem, enrolar em película aderente e levar ao frio.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Sem lavar o copo, colocar 150 g de farinha, 1 ovo, 60 g de manteiga, 70 g de açúcar e uma pitada de sal. Misturar tudo durante 20 seg/Vel 5, se necessário misturar mais uns segundos, à mesma velocidade.

Forrar o fundo de uma forma de fundo amovível, com papel vegetal, e colocar esta última massa, espalhando bem com ajuda de uma colher ou de uma espátula, deverá ficar uma camada de massa uniforme.

Colocar por cima da massa o Orange Curd, deixando um centímetro a toda a volta de espaçamento, para evitar que queime.

Retirar a primeira massa do frio, estender com ajuda do rolo, se necessário polvilhar com farinha mas muito pouca, para não ficar seca. Cortar pequenos corações (ou flores, estrelas, o que mais gostar, se não tiver use um copo pequeno ou molde bolinhas de massa e espalme-as), e ir espalhando por cima da massa.

A ideia é ir forrando a parte de cima, sem se preocupar demasiado. A massa é bastante macia e amanteigada pelo que tem de fazer em porções, caso contrário não consegue cortar e descolar a massa sem se desfazer.

Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 45 minutos ou até ficar cozida e com uma bela cor dourada.

Servir morno ou frio, polvilhado com açúcar em pó. 

Nota: Irei repetir a receita com Lemon Curd, acho que o limão, como é mais ácido e intenso, irá dar um boost de sabor, muito importante.

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Redes Sociais

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub