Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

I Like 2 Eat

I Like 2 Eat

07
Nov23

Doce de Abóbora e Noz

CS

IMG_20211220_224155.jpg

O Halloween já passou, foi muito divertido, todos fizemos imensas coisas e decorações giras.

Quantos de nós acabaram a noite com abóboras esventradas em casa, sem saber bem o que lhe fazer para além de sopa?

Sopa de abóbora ou com abóbora é maravilhosa  e já aqui partilhei algumas receitas convosco esta fantástica Sopa de Abóbora, Cherovia e Gengibre.

Também a podem utilizar para fazer um fantástico Risoto de Abóbora e Ervilhas ou uma Carne Estufada com Abóbora e Cogumelos Shiitake, que eu adoro.

Nas versões doces têm as Panquecas de Abóbora e Batata Doce, os Scones de Abóbora ou a Tarte de Abóbora e Batata Doce, que ainda por cima é sem açúcar adicionado.

Se mesmo assim ainda sobrar abóbora é fazer doce!

E aproveitar que o Natal está à porta e adiantar já os presentes.

Faço sempre este, fica óptimo, eu gosto com nozes mas não precisam de as colocar.

Se gostarem dele mais espesso deixam ficar mais tempo, se gostarem menos firme deixam ficar menos. Depois de terminar o primeiro tempo, é provar, colocar um bocadinho num prato, deixar arrefecer e ver a textura.

Eu uso muito menos açúcar do que na receita tradicional, acrescentei umas especiarias para o deixar mais aromático e deixo cozinhar mais tempo, para garantir que não se estraga e se não gastar nos primeiros 2/3 meses, guardo no frio.

Gosto de oferecer presentes personalizados no Natal, faço sempre algo para a família e amigos. Por isso aproveitem as abóboras e façam doce.

Para ficar mais fofinho, comprem um tecido giro e cortem círculos para forrar a tampa. Finalizem com uma fitinha ou um elástico e está feito!

Oferecer algo feito por nós, para além de ser muito mais económico, é um acto de amor!

IMG_20211220_224202.jpg

Ingredientes

50 g de noz partida em pedaços

250 g de água

800 g de abóbora

350 g de açúcar amarelo

2 paus de canela

1 colher de café de erva doce em pó (opcional)

1 colher de café de gengibre em pó (opcional)

1 pitada de noz moscada

Preparação

Cortar e arranjar a abóbora, descartando as cascas e as sementes. (ver notas)

 

Numa taça colocar as nozes partidas e adicionar a água quente (na Bimby 3min/100ºC/Vel 1 - eu uso a cafeteira eléctrica, enquanto vou continuando a receita).

No copo limpo, colocar a abóbora e o açúcar, triturar 15 seg/Vel 7.

Adicionar os paus de canela e as restantes especiarias, fechar o copo e colocar o cesto em vez do copo. Programar 45 min/Varoma/Vel 1.

Findo este tempo, fazer o teste da consistência que expliquei em cima e, se necessário, programar mais 10 min/Varoma/Vel 1, sempre com o cesto, em vez do copo.

Quando atingir a consistência desejada, colocar nos frascos já esterilizados, fechar bem e virar os frascos ao contrário, deixando assim até arrefecer.

Notas:

Eu gosto do meu doce de abóbora aromático, por isso é que coloco bastantes especiarias, se não gostarem é só não colocar. O mesmo com as nozes, que podem substituir por outro fruto seco ou, simplesmente, saltar esse passo.

Para esterilizar os copos, coloco-os a ferver numa panela e de seguida levo-os ao forno para secarem bem. Com eles ainda bem quentes coloco o doce, por forma a fazer vácuo.

Lavem bem a abóbora antes de a descascar e aproveitem as cascas para sopa. Levam ao forno para assar para ficarem mais doces e macias. As sementes secas e tostadas sã0 um óptimo snack.

    Gostaram desta partilha? Sigam-me no Instagram ou no Facebook e façam-me companhia! Algumas dicas não chegam aqui!

    Mais sobre mim

    Sigam-me

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Links

    Redes Sociais

    Arquivo

    1. 2025
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2024
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2023
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2022
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2021
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2020
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub