Chocolate e Frutos Vermelhos
Estava a começar este post com "O mais que tudo" e depois percebi que já tinha começado o outro assim. Percebi, ainda, que chamar-lhe mais que tudo é só estranho, vou passar a chamar-lhe JD.
Isto tudo para dizer que o JD me mostrou um reel, de uma frutos vermelhos cobertos com chocolate, dizendo que era fruta com chocolate, fruta é saudável, logo era uma receita saudável para fazermos.
Aproveitando estes dias que íamos estar mais em casa, resolvi fazer a dita receita mas em versão mini, já que na receita usavam uma forma de bolo inglês, o que ficaria enorme e apesar de ter muita fruta, não deixava de ser chocolate. Para além disso por ter fruta, seria perecível muito rápido.
Gostámos imenso e irei repetir numa próxima festa de família, porque acho que acompanha super bem com café. Para além de que é uma sobremesa bonita para colocar na mesa, muito alusiva ao dia de S. Valentim ou a todos os que queiram celebrar o amor.
No entanto, tenho de deixar algumas notas.
Esta travessa, com 20 cm de comprimento, levou duas tabletes de chocolate, uma de chocolate preto e uma de chocolate de leite, sim duas! Por isso, o ideal é fazer uma quantidade ainda mais pequena, a não ser que tenham ajuda para comer isto tudo.
Usei dois tipos de chocolate porque achei que só chocolate negro seria difícil de trincar. O vídeo, que não tinha quantidades, e eu não o consigo encontrar, mostrava que adicionavam óleo de coco. Para mim, faltou um pouco mais de cremosidade, para ser mais fácil de partir com o garfo e a faca, sem adicionar demasiado óleo de coco, que acabará por alterar o sabor do chocolate. Para esta quantidade adicionaria cerca de 50ml de natas, como não testei não adicionei aos ingredientes.
A forma de execução também não foi a melhor, uma vez que foi difícil de desenformar, por isso vou fazer duas sugestões na preparação.
Ingredientes
200 g de chocolate de leite
200 g de chocolate negro
2 colheres de sopa de óleo de coco
Frutos vermelhos frescos a gosto
Preparação
Derreter o chocolate com o óleo de coco. No micro-ondas em fracções de 15 segundos, mexendo em cada paragem. Como ia ser uma grande quantidade preferi derreter na Bimby, porque no final ainda faço um maravilhoso chocolate quente (ou frio).
Colocar os chocolates aos pedaços no copo, dar dois toques de turbo para partir mais o chocolate. Adicionar o óleo de coco e programar 4/6 min/50 °C/Vel 2. O tempo vai depender da temperatura do chocolate, se o guardam no frio ou à temperatura ambiente, por exemplo.
Preparar a fruta, lavando-a e secando bem.
No vídeo dispunham a fruta como nas fotografias e depois despejavam o chocolate por cima. Apesar de ter batido bem na bancada e de ter agitado bem, a verdade é que o chocolate não chegou bem ao fundo por isso da próxima vez farei da seguinte forma.
Forrar a forma, ou o recipiente que utilizarem, com película aderente. Verter uma 1/3 do chocolate no fundo da forma, dispor os morangos e, por cima destes, a restante fruta. Cobrir com o restante chocolate.


Bater com o recipiente na bancada para libertar as bolsas de ar que permanecem no meio, se necessário mexer, ligeiramente, com a ajuda de um palito.
Levar ao frio até solidificar, durante pelo menos uma hora.
Desenformar, adicionar fruta fresca e polvilhar com açúcar em pó, só para ficar mais bonito.
Servir acompanhado de um café acabado de tirar.