Cheesecake de Speculoos
Acho que já todos perceberam que tenho uma sobremesa preferida, não já?
No Natal, também sobressai o meu gosto por bolachas, especialmente as que remetem a esta época. A seguir às bolachas de gengibre, o melhor são as bolachas Speculoos.
Hoje em dia, já as encontramos todo o ano, principalmente, de uma marca mais famosa, mas as que mais gosto são as dos supermercados alemães, porque são menos doces e mais aromáticas.
Para além disso ainda transformaram essas bolachas numa coisa fantástica! O Creme de Speculoos. Bolachas para barrar no pão!! Pode parecer estranho mas é muito bom!
Já há algumas receitas adaptadas à Bimby e até do creme de speculoos mas este ano ainda não me aventurei, entre os homens de casa doentes e muito trabalho não tive tempo para mais.
São estas as bolachas e esse creme a base desta receita, que já foi preparada há uns meses mas que tive de refazer para a tornar menos doce.
Aviso já que é uma sobremesa mais doce do que as que partilho habitualmente, o que a faz perfeita para a mesa de Natal, de Páscoa, dias festivos, uma vez que, nesses dias comemos um bocadinho de tudo e não uma fatia generosa de uma única sobremesa.
A receita base é do blog Taming Twins, só a adaptei ao meu paladar. Apesar de não se adepta de natas no cheesecake, este por ter uma cobertura bastante doce precisa de alguma leveza. O queijo creme traz a acidez que esta sobremesa precisa.
Ingredientes Base
200 g de bolachas Speculoos
75 g de manteiga derretida
Ingredientes Cheesecake
2 embalagens de queijo para barrar tipo Philadelphia de 150 g
200 ml de natas
10 g de gelatina em pó neutra
250 ml de água + 2 colheres de sopa
150 g de creme de Speculoos
Ingredientes Cobertura
100 g de bolachas Speculoos
100 g de creme de Speculoos
Preparação
Hidratar a gelatina em duas colheres de sopa, ferver metade da restante água e misturar com a gelatina já hidratada. Adicionar a restante água e reservar.
Triturar as bolachas no copo da Bimby ou de um processador de alimentos, caso não tenha pode esmaga-las na bancada com um rolo da massa, por exemplo.
Retirar para um recipiente e adicionar a manteiga derretida, envolver bem e forrar a base de uma forma de fundo amovível. Reservar no frio.
Colocar as bolachas para a cobertura e voltar a triturar. Reservar.
Limpar bem o copo da Bimby e bater as natas. Aqui cada um tem a sua técnica, depende da marca de natas, eu uso natas frescas e consigo bater as mesmas com bastante facilidade (mesmo sem lavar o copo depois de triturar as bolachas) mas nem sempre é assim. Retirar e reservar.
No copo (sem lavar) colocar o queijo creme e a gelatina e misturar 30 seg/vel, adicionar o creme de Speculoos, voltar a misturar 15 seg/Vel 3.
Envolver com as natas batidas e colocar na forma, delicadamente, para não soltar a base de bolacha. Reservar no frio durante, pelo menos 4 horas, idealmente de um dia para o outro.
No momento de servir, cobrir o topo com o creme de Speculoos e decorar com a bolacha triturada reservada, Podem adicionar as decorações que desejarem.
Notas:
Não coloquei açúcar no creme de queijo porque a cobertura é bastante doce. A primeira vez que fiz a receita (a das fotografias) coloquei 3 colheres de açúcar mas achei que ficou enjoativa, para mim que não gosto de receitas muito doces.
Para conseguirem espalhar melhor o creme de Speculoos podem aquece-lo, ligeiramente. Se estiver muito quente vai derreter o cheesecake.
Se o objectivo for levar para casa de amigos, podem optar por fazer a receita numa tarteira de vidro, evitando assim ter de a desenformar ou arriscar que se desmonte na viagem.