Cheesecake de Framboesa e Chocolate Branco
A época das framboesas acabou, agora só em Abril.
Pelo menos para a NRBagas, onde as costumo comprar, sempre que possível. Porque tem as melhores framboesas que encontro à venda.
Sem saber que esta seria a última encomenda até Abril, fiz uma encomenda bastante grande, uma vez que comemos muitas cá em casa e tinha visto esta receita, que queria muito experimentar.
A receita original é do Australia's Best Recipes, prometia um cheesecake leve e pouco doce mas, como os ingredientes principais eram leite condensado e queijo creme, eu resolvi reinventa-la um pouco.
A começar pelo leite condensado, usei a minha receita de Falso Leite Condensado, para diminuir a quantidade de açúcar. A ricota deu leveza e outra dimensão a este cheesecake.
Ficou lindo mas o sabor é muito muito muito melhor, nenhuma imagem lhe fará justiça.
Há anos que eu e a minha mãe fazemos a mesma receita de cheesecake, dada pela minha Tia Helena. Havendo framboesas (vou experimentar com outras frutas) farei este! E olhem que o outro é daquelas receitas de assinatura, que todos pedem para fazermos, porque é o melhor cheesecake de sempre. Nunca provaram este!
Cá em casa durou dois dias com algum controlo, senão ia logo no primeiro dia!
A receita está escrita por forma a ser o mais fácil e rápida possível, também tentei sujar o mínimo de louça, que isto de cozinhar é muito giro mas limpar a seguir nem tanto!
Ingredientes
250 g de bolachas digestivas
100 g de manteiga sem sal
200 g de queijo creme
250 g de queijo ricota
200 g de natas
395 g de falso leite condensado
100 g de chocolate branco
1 colher de sopa de gelatina neutra em pó
2 colheres de sopa de água fria
1/4 de chávena de água quente
200 g de framboesas, em puré
Framboesas, chocolate branco e rubi q.b. para decorar
Preparação
Misturar a gelatina com a água fria, deixar hidratar. Adicionar a restante água e levar uns segundos ao microondas, sem ferver, apenas o tempo suficiente para a gelatina derreter.
Colocar as bolachas no copo da Bimby (ou num processador de alimentos) e picar 5 seg/Vel 5.
Colocar a bolacha no fundo da forma onde vai levar o cheesecake ao frigorífico.
Pesar a manteiga num recipiente que possa ir ao microondas e não seja muito pequeno.
Levar a manteiga a derreter ao microondas em pequenos períodos de tempo. Não precisa de ficar, completamente, líquida, basta que fique macia o suficiente para misturar com a bolacha.
Adicionar a manteiga à bolacha, misturar bem e comprimir no fundo da forma. Levar ao congelador durante uns minutos.
Na mesma tigela onde derreteu a manteiga, pesar 100 ml de natas e 100 g de chocolate branco em pedaços, levar ao microondas em fracções de 15 segundos, até derreter o chocolate.
Limpar o copo com um papel, para retirar a bolacha que tenha ficado, e colocar o queijo creme, a ricota e o Falso Leite Condensado. Bater 15 seg/Vel 3 ou até ter um creme homogéneo, não bater demasiado ou ficará com uma mistura muito líquida.
Adicionar o chocolate branco derretido e a gelatina, que entretanto já arrefeceu.
Colocar o creme na forma, delicadamente.
Passar o copo por água, pesar as framboesas e triturar 5 seg/Vel 5.
Colocar o puré de framboesas por cima do cheesecake, em colheradas. Com a ajuda de um palito misturar o puré com o creme, formando espirais. Pode levar um pouco ao frio para começar a solidificar antes deste passo, para ser mais fácil.


Levar ao frio durante pelo menos 4 horas.
Eu levei ao congelador, ajuda a desenformar e depois deixei voltar à temperatura normal, enquanto íamos almoçando, tranquilamente.
Servir com framboesas frescas, as restantes natas batidas e raspas de chocolate branco e rubi.