Cheesecake de Chocolate
3º Aniversário do Blog
Fazemos hoje 3 anos! 3 anos de muitas receitas, de muitas experiências e de muitas transformações.
3 anos de uma página, que tem estado adormecida, ultimamente, porque eu ando numa roda viva entre trabalho e vida, com tudo o que isso engloba, que me deixa muito pouca energia para, ao fim do dia, ainda pegar no computador e sentar-me a escrever.Um aniversário que coincide com o dia da Mãe e eu tenho dado prevalência a ser Mãe, a gastar a minha energia com aquele que me enche o coração, todos os dias, com o seu sorriso e o seu amor.
A receita apareceu da necessidade de gastar a quantidade, monstruosa, de chocolate que oferecem ao meu filho, no Natal e na Páscoa. Ele não come doces a não ser em ocasiões especiais, como um aniversário e mesmo assim, acaba por provar e não comer.
Tendo ainda imenso chocolate em casa do Natal, eis que vem a Páscoa e duas caças aos ovos, em casa da minha avó, com os primos todos, foi épica, muito divertida mas um exagero, ao ponto de acabar com um saco de chocolates de todos os tipos!
Como tinha um jantar de amigos, aproveitei para pensar numa sobremesa que me ajudasse a começar a acabar com eles. Ainda espreitei a gaveta de chocolates, que temos no frigorífico, e percebi que também tinha uma tablete de chocolate branco a um mês do fim da validade.Uma simples mousse não ia ser suficiente.
Andei a pesquisar o que podia fazer e encontrei alguns cheesecakes que podiam adaptar a esta "necessidade". Do mix de várias receitas, acabei por fazer a minha versão, que acho que cumpriu, sem ser exageradamente doce, com as avelãs e os Kinder Bueno a darem textura, para que não se tornasse demasiado unidimensional.
Já para não falar que faz toda uma mesa!
Ingredientes100 gr de avelãs torradas + q.b. para decorar150gr de bolachas digestivas80gr de manteiga derretida270 g de queijo creme * (ver notas)500 g de queijo quark *2/3 colheres de sopa de açúcar em pó, opcional.4 folhas de gelatina das grandes ou uma saquetas de gelatina neutra200 gr de chocolate branco1 caixa grande grande de Kinder Barritas1 Pai Natal de chocolate com 100g1 embalagem das grandes de Kinder Bueno*100 gr de natas*PreparaçãoNo copo da Bimby, ou de um processador de alimentos, colocar as avelãs e triturar até que fiquem uma farinha grossa, coloquei 5 seg/Vel 9. Reservar.
Colocar as bolachas digestivas e triturar, também, adicionar às avelãs e juntar a manteiga derretida.Forrar o fundo de uma forma com fundo amovível, com papel vegetal, que vai facilitar no momento de desenformar, colocar a mistura de bolacha e avelã.


Calcar bem, para que fique uma base com cerca de 1 centímetro (se gostarem de um base mais alta, adaptem ao Vosso gosto pessoal) e levem ao congelador enquanto preparam o creme. Este passo vai ajudar a que a bolacha não se misture com o creme no momento de verter.
Começar por preparar a gelatina, se utilizarem em folhas, hidratar em água e depois de escorridas levar uns segundos ao microondas. Se gelatina neutra, hidratar com 3/4 colheres de sopa de água e levar ao microondas, também uns segundos. Reservar.
Derreter o chocolate branco, no microondas, na Bimby ou em banho maria. Eu acho mais prático o microondas, em períodos de 10 segundos cada, mexendo bem em cada paragem, até derreter por completo. Reservar.
No copo limpo da Bimby, com a borboleta colocada, (ou num recipiente, com ajuda de umas varas, já experimentei das duas maneiras, para as fotografias é mais fácil com as varas, na Bimby é mais prático) colocar o queijo creme e o queijo quark e misturar 30 seg/Vel 3.5. Se gostarem de sobremesas mais doces, colocar neste passo as colheres de açúcar em pó. O queijo quark é mais azedo do que o queijo creme, vai proporcionar uma sobremesa mais leve mas pode ser demasiado azeda para quem gosta de sobremesas docinhas.


Adicionar o chocolate branco derretido e a gelatina, ambos já arrefecidos, e misturar mais 15 seg/Vel 3.
Retirar a base de bolacha do congelador e dispor no fundo os Kinder Bueno cortados em pedaços, no fundo da forma, sendo que reservei dois para a decoração. Verter o creme por cima, com ajuda de uma espátula para que os chocolates fiquem no sítio em que os colocou.


Levar ao frio durante uma hora ou até que o creme fique firme, o suficiente para aguentar a cobertura sem que misturem.
Enquanto isso, colocar as Kinder barritas, o Pai Natal ao pedaços e as natas num recipiente. Aquecer as natas e verter sobre o chocolate, mexendo bem até obter uma ganache brilhante mas que ficará mais clara, pelo recheio das barritas. Deixar arrefecer, até à temperatura ambiente, e verter por cima do cheesecake.
Reservar no frio, até ao momento de servir, pelo menos durante 3/4 horas.
No momento de servir retirar do frio, deixar uns 10m em temperatura ambiente, passar uma faca em volta da forma e retirar o aro lateral e a base de metal. Com cuidado deslizar o cheesecake para a forma e puxar o papel vegetal com cuidado, se estiver difícil deixar ficar.
Decorar com as avelãs, umas inteiras e outras picadas, e com os restantes chocolates.
Saborear! (Não tenho fotografias por dentro porque estive sempre pais preocupada em comer!)
Notas:Usei uma embalagem grande de queijo creme, daquela marca mais conhecida, pode usar duas de outra marca, por norma são de 150gr cada, as 30g a mais não farão diferença.Usei queijo quark light do Aldi, é óptimo mas pode usar o normal.Os Kinder Bueno eram do Aldi, também, mas pode substituir por qualquer outro chocolate, por exemplo Ferrero Rocher, para quem recebe caixas deles no Natal e não consegue dar vazão.Até Rafaellos, sendo que nesse caso trocaria as avelãs por amêndoas e adicionaria à base coco ralado. A cobertura faria com chocolate branco apenas.