Cheesecake da Tia Lena
A Tia Lena era minha Tia Avó.
Sabem aquelas tias de sorriso aberto, sempre com uma palavra de carinho, por mais difícil que estivesse a ser a sua vida? A minha tia era assim. Podia ter mil problemas mas nunca deixou que a toldassem ou que perdesse a gentileza perante os outros. Na verdade, até ao fim dos seus dias, nunca deixou de se preocupar com os outros.
Claro que tinha de ter memórias relacionadas com comida também!
Uma delas acompanhou-me durante os anos de faculdade, a mim e às minhas colegas de casa, já que ir a "casa", que no meu caso acontecia apenas a cada 3 semanas, era sinal de Coelho à Caçador, acompanhado por batatas cozidas ou por puré instantâneo (arroz era complicar muito), mas que nos aconchegava a alma e a barriga!
Mas se há algo que me lembra sempre, sempre a minha tia é o cheesecake. Mesmo quando como outro, vou sempre comparar com o dela.
O que tinha de diferente? Não levava natas, apenas queijo creme, era sedoso mas firme, doce sem ser enjoativo.
Invento na base, na cobertura mas nunca no cheesecake. Este, por exemplo, tem uma base de pão de ló porque fiz um bolo que ficou demasiado alto para o que pretendia e todos os momentos são bons para o Cheesecake da Tia Lena.
Também é perfeito para mini sobremesas.
Ingredientes Base
200 g de bolachas tipo Maria
80 a 100 g de manteiga derretida
ou
1 base de pão de ló com 1 a 2 cm de altura
Ingredientes Creme
2 embalagens de queijo para barrar tipo Philadelphia de 150 g
10 g de gelatina em pó neutra
250 ml de água + 2 colheres de sopa
2 colheres de sopa de açúcar em pó
Ingredientes Cobertura
Compota ou doce de fruta a gosto
Fruta fresca (opcional)
Raspas de chocolate (opcional)
Preparação Base
Se utilizar a base de pão de ló, saltar o passo da bolacha.
No copo de Bimby ou de um processador de alimentos triturar a bolacha durante 5 - 10 seg/Vel 5. Colocar no fundo da tarteira ou de uma forma de fundo amovível. Adicionar a manteiga derretida, misturar bem enquanto forramos o fundo da forma. O tempo para triturar e quantidade de manteiga vai depender da marca das bolachas e do quão compacta gostam da base. Eu gosto que seja uma base firme, em que não se transforma em bolacha em pó com sabor a manteiga, sem ficar demasiado firme e/ou a esfarelar.
Levar ao congelador. Este passo vai permitir que a base fique bem firme, para que quando colocar o creme de queijo não se misture com a bolacha.
Preparação Creme
Numa taça colocar a gelatina e hidratar com duas colheres de sopa de água, à temperatura ambiente.
Ferver 100 ml de água e adicionar à gelatina, já hidratada e adicionar as duas colheres de sopa de açúcar em pó. Misturar muito bem, até dissolver e adicionar a restante água fria (idealmente, bem gelada para que a mistura arrefeça mais depressa). Assim que chegar a uma temperatura morna/ambiente, passar ao ponto seguinte.
No copo da Bimby, num processador de alimentos ou numa taça, com ajuda de umas varas de arames, envolver o queijo creme, até que fique uma mistura cremosa, cerca de 30 seg/vel 3.
Adicionar a gelatina e voltar a misturar bem, 30 seg/Vel 4.
Retirar a base do congelador, despejar a mistura em cima da bolacha e levar ao frio até solidificar.
Se utilizar a base de pão de ló, cobrir o fundo com o bolo e, delicadamente, despejar o creme de gelatina por cima do mesmo.
Na hora de servir, cobrir com a compota ou com o doce da sua escolha e decore com fruta fresca e/ou raspas de chocolate branco.
É o melhor Cheesecake do mundo e é muito versátil!