Carne Vaca Assada no Forno com Molho à Mirandesa
Rosbife da Chefe Marlene Vieira - Programa da Tia Cátia
Esta receita parte da receita do segundo título, que vi no canal 24Kitchen.
Esta era uma receita de rosbife, que é servido frio, e que não é algo que aprecie muito.
Tinha uma peça de carne de vaca para fazer no forno, mesmo à espera desta receita, com as devidas adaptações.
Não comemos muita carne vermelha em casa, mas esta receita é daquelas que vamos fazendo, com alguma regularidade.
Devo, mesmo, dizer que se trornou uma das minhas receitas preferidas de sempre.
Para esta receita uso alcatra por ser mais suculenta, a receita da Chef Marlene Vieira era com Vazia. Podem consultar a receita aqui.
Ingredientes
1 peça de carne de vaca com 800 g a 1 kg
1 colher sopa de mostarda Dijon
1 colher sopa de mostarda portuguesa
sal, pimenta, óleo e azeite q.b.
800 g de batatas pequenas e lavadas
4 dentes de alho
1/2 chávena de queijo parmesão ralado
Ingredientes Molho
5/6 dentes de alho
1/2 molho de salsa
100 ml de azeite
2 colheres de sopa de molho de carne (que fica no tabuleiro, depois da carne assada)
400 g de cebola picada
1 folha de louro
5 g de pimentão doce
1 colher de sopa de vinagre
sal e pimenta q.b.
Preparação
Colocar as batatas num tabuleiro, com uma quantidade generosa de sal grosso. Levar ao forno pré-aquecido 30-40 minutos a 200ºC.
Para o molho, colocar no copo da Bimby o azeite, a cebola e o alho e triturar 6 seg/Vel 5. Adicionar a folha de louro e programar 5 min/120ºC/Vel 1. Mexer, baixar o que estiver nas laterais e programar mais 5 min/120ºC/Vel 1, queremos a cebola bem cozinhada e translúcida.
Adicionar o vinagre, o pimentão doce, sal, pimenta e deixe cozinhar 2 min/120Cº/Vel 1. Deixe arrefecer.
No método tradicional, picar a cebola e o alho, colocar num tacho largo com o azeite e a folha de louro, e deixar cozinhar bem.
Quando faltarem 10 minutos começar a tratar da carne, começando por a passar toda por óleo, uma vez que aquecido a altas temperaturas por vezes deixa um sabor desagradável).
Numa frigideira larga, bem quente, selar a carne de todos os lados, não queremos que cozinhe, apenas que fique dourada, o que demorará uns 3/4 minutos de cada lado.


Enquanto isso, retirar as batatas do forno, devem estar macias mas não demasiado assadas, e subir a temperatura para os 200ªC.
Assim que terminar o processo, de selagem da carne, barra-la com a mostarda, temperar generosamente com sal grosso, pimenta preta e um fio de azeite.
Retirar o excesso de sal das batatas, esmaga-las bem, queremos que fiquem aos pedaços mas irregulares e finos. Temperar com os 4 dentes de alho esmagados (uso uma esmagador de alhos para o efeito), azeite, pimenta e o queijo parmesão.
Levar os dois tabuleiros ao forno, retirando a carne ao fim de 10 minutos, as batatas podem demorar um pouco mais e devem ser mexidas a meio do tempo.
Queremos que fiquem super crocantes e douradas.
Para um melhor resultado, deve deixar descansar a carne durante, pelo menos, uns 20 minutos antes de a cortar, dando tempo a que os sucos naturais da carne de espalhem pela peça.
Adicionar ao molho a salsa picada e duas colheres do molho de carne que ficou no tabuleiro, que está carregado de sabor (podem colocar mais).
Fatiar a carne, regar com este molho maravilhoso e acompanhar com as batatas assadas e legumes a gosto, que neste caso foi abóbora assada e salteado de pimentos.
Não sei se desvirtuei muito a receita da Chef Marlene Vieira, com as minhas alterações, mas ficou maravilhosa.
Apesar de eu não apreciar, continua a ser uma boa receita de rosbife e uma óptima solução para os piqueniques deste verão.