Broas dos Santos, Panquecas e Wafles - Sem açúcar
Já falei do Halloween mas ainda não tinha falado do Dia de Todos Santos aqui de casa.
Foi passado em casa, a três, fomos a casa no sábado mas não ficámos, voltamos a Lisboa no final do dia.
No dia anterior andei entretida na cozinha a preparar o Halloween, porque a verdade é que, neste momento, dedico muito mais tempo ao Halloween do que a este dia.
No dia 31 fizemos questão de decorar a casa no tema porque, afinal de contas, temos uma criança em casa (e mais duas em forma de adulto, que adoram este dia e têm uma caixa imensa de decorações).
Inicialmente, não ia preparar nada porque tinha feito uma bela Tarte de Abóbora e Batata Doce sem Açúcar e uma Tarte de Maçã American Style, que já partilhei convosco.
Mas depois pensei em todas as memórias que os dias de celebração me traziam, de todos os almoços e jantares de família, dos lanches destes dias cheios de broas diversas e muitos frutos secos.
Em Alcobaça, continua a haver a Feira de São Simão, pese embora naquela altura fosse mais do que uns vendedores no Mercado Municipal.
A minha avó materna é de uma aldeia onde faziam broas doces de todos os tipos, completamente diferentes das que se faziam em Alcobaça, adorava quando chegavam a casa com as caixas e tínhamos de escolher quais íamos comer primeiro!
Não quero privar o meu filho dessas vivências, mais do que já foi privado pela Covid-19.
Por isso, aproveitei que tinha batata doce cozida e abóbora assada e fiz duas receitas que adoro.
Usei a receita das Merendeiras de Batata Doce da Lurdes mas desta vez sem açúcar refinado.
Em vez do Açúcar coloquei 2 colheres de sopa da pasta de tâmaras de que falei aqui e duas colheres de sopa de xarope de arroz. Como usei batata doce laranja, que é muito mais doce, e coloquei bastantes passas, pinhões tostados e nozes picadas ficaram óptimas.
Aproveitei e ainda fiz a receita das Panquecas de Abóbora e Batata Doce, igualmente, sem açúcar, que foi substituído por uma colher de sopa bem cheia da pasta de tâmaras.
Das panquecas fiz a dose a dobrar, para poder congelar, como estava a demorar muito resolvi experimentar fazer waffles com a massa. Ficaram espectaculares, super leves e fofinhas.
Claro que acabei com o congelador cheio de panquecas, waffles e merendeiras doces. Adoro!
Ainda esta semana lanchei uma dessas merendeiras, sabiam a casa, mesmo estando longe.