Brigadeiros
Brigadeiros.
Provei brigadeiros pela primeira vez, talvez há uns 10 anos. Foi doce que nunca me chamou à atenção.
A primeira impressão foi de uma plasticina doce e enjoativa, que demorei a voltar a experimentar, e foi mais por cortesia do que por vontade.
Percebi depois que quanto mais firmes, mais apelativa era a textura, sabores fortes cortavam, em parte, o açúcar. Chocolate negro, maracujá e limão tinham sido os mais interessantes.
Este ano tentei perceber se conseguia adaptar o meu paladar a este doce tão icónico, principalmente, porque tinha uma sobremesa em mente.
Comecei por experimentar a receita da Bimby, ligeiramente, adaptada e correu bem. Sendo que tenho a TM5, que ainda não atinge temperaturas muito altas.
A única nota que deixo é não untar demasiado o recipiente de vidro com manteiga, porque ela derrete, sobe e solidifica, separada.
Ingredientes
350 g leite condensado light
30 g chocolate em pó
20 g de cacau
20 g manteiga mais q.b. p/ untar
Granulado de chocolate q.b.
Preparação
Coloque no copo o leite condensado, o chocolate, o cacau e a manteiga. Cozinhe por 12 min/120°C/Vel 4.
Retire de imediato para um recipiente untado com manteiga, deixe arrefecer e leve ao frigorífico, até ganhar consistência e ponto para moldar.


Há quem unte as mãos com manteiga, eu obtive melhores resultados molhando, ligeiramente, as mão com água fria. Molde pequenas bolas e passe-as por granulado de chocolate ou outro a gosto. Reserve no frigorífico e sirva frios.
Na parte de passar pelo granulado, até para moldar bolas mais perfeitas, usei uma peneira de metal, que fui girando até obter a forma desejada.