Bolo de Arroz e Queijo
O bolo de arroz é aquele bolo icónico, que acompanhou a infância de toda uma geração dos anos 70/80/90.
Apesar de já ter feito a receita de bolo de arroz do Cookidoo, e ter gostado, não é o meu tipo de bolo (demasiada manteiga e açúcar, demasiado seco).
Há umas semanas comecei a seguir um perfil de Instagram de uma bela jovem brasileira, chamada Rená Júlia, que se mudou para a roça, e que estava a limpar e arranjar a casa onde ia morar.
Na semana antes da Páscoa partilhou esta receita e, ainda bem, tive de experimentar.
Achei o máximo a ideia de utilizar o grão de arroz, além disso, alguns dos meus bolos preferidos utilizam ingredientes salgados. Como o Bolo de Batata Doce e Chocolate Branco, que foi das primeiras receitas doces, que fiz para esta página, de que fiquei mesmo orgulhosa com o resultado.
Levei o bolo connosco logo na sexta-feira de Páscoa e acabou antes de Domingo! Aquilo que mais gostei foi de não ser um bolo muito doce, quase nada doce, mas que depois deixava uma doçura maravilhosa na boca.
Vou fazer esta receita muitas, muitas vezes. A única alteração que farei é no tipo de arroz, usei basmati, que era o que tinha em casa, e usarei carolino português.
Na receita original ela usa um liquidificador mas foi difícil conseguir triturar o arroz, quase queimou o mesmo. Com a Bimby foi muito simples!
Ingredientes
2 chávenas de arroz em grão, crú
500 ml de buttermilk (ou 500 ml de leite com 3 colheres de sopa de sumo de limão)
100 gr de óleo
275 g de açúcar
2 ovos
150 g de queijo (usei metade cheddar, metade mozzarella)
1 colher de sopa de fermento em pó
Preparação
Numa taça grande, colocar o arroz e o buttermilk numa taça, deixe repousar de um dia para o outro, de 20 a 24 horas.


Se não encontrar buttermilk, ou preferir, pode usar 500 ml de leite, ao qual adiciona 3 colheres de sumo de limão, deixar repousar uns segundos, e de seguida mistura. Vai acabar com um leite coalhado, é o que se pretende.
Ao fim das 20 horas, pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com manteiga e reservar.
No copo da Bimby (ou do liquidificador), colocar o arroz com o buttermilk e programar 1 min/Vel 3-5-7-9. Deverá obter um creme sem grumos e sem pedaços de arroz, caso o arroz não tenha ficado bem demolhado, será mais difícil e terá de triturar o arroz mais tempo.
Adicionar o açúcar e o óleo, programar mais 1 min/Vel 5-7-9.
Adicionar os ovos e o queijo ralado, triturar 45 seg/Vel 6.
Por último, adicionar o fermento e envolver com uma espátula.
Colocar a massa na forma preparada e levar ao forno por, sensivelmente, 45 minutos ou até fazer o teste do palito e sair limpo.
Nesta fase, terão o cheiro mais incrível que possam imaginar na Vossa cozinha. O borbulhar do queijo, em conjunto com o açúcar é quase mágico!
Deixar amornar e desenformar. Depois? Depois é só preparar um café ou um chá e deliciar-se!