Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Like 2 Eat

I Like 2 Eat

05
Jan21

Bolachas de Manteiga

Eu sei que o Natal já passou!

CS

Para mim, Natal é sinónimo de família, de barulho e confusão, de muita comida e de ainda mais sobremesas (a norma é de quase uma sobremesa por pessoa, apesar de todos os anos dizermos que no ano seguinte não vai ser assim).

Os presentes são para as crianças mas acho que todos gostamos de receber, nem que seja um miminho. Por isso, costumo oferecer sempre uma lembrança aos tios e aos amigos mais chegados.

 

Este ano resolvi oferecer cabazes com mel Cogumelos Serra da Lua, Granola Miô, um frasco de doce de abóbora e nozes, um pacote com preparado de Cappuccino e um pacote de bolachinhas, estes três últimos preparados por mim.

Foi um pacote de carinho e mimos num Natal que passámos separados. Num Natal onde faltaram os abraços e os afectos, num Natal que ficou marcado também pelo falecimento da minha avó e pelo internamento da minha tia.

Entregar aqueles sacos de papel (ou pedir à minha mãe) foi, acima de tudo, um acto de amor, todos os anos o é, este ano foi-o mais que nunca, para que a ausência física nunca deixe dúvidas nesse ponto.

Fiz 3 receitas de bolachas diferentes, a primeira não foi um sucesso apesar de ser bastante partilhada na comunidade Bimby.

A segunda foram umas deliciosas bolachas de Shortbread, usei a receita que já tinha partilhado com a Mousse de Maracujá, que achei deliciosas, por isso repeti mas em vez de usar as formas para cortar, dividi a massa em dois, fiz um rolos que levei ao frio e antes de cortar em rodelas de meio centimetro, passei por açúcar colorido (tarefa que o mini adorou, principalmente, espalhar o açúcar por todo o lado).

A terceira, que também já tinha usado para oferecer aos convidados no babyshower do mini (mais uma vez, tratou-se de oferecer mimos a quem me proporcionou uma tarde tão agradável) e que para mim são as melhores bolachas de manteiga. São deliciosas, fáceis de fazer, moldam-se super bem e permitem usar até ao fim sem que as últimas fiquem massudas, por serem trabalhadas excessivamente.

A receita é do Cookidoo Austrália, Simple Butter Biscuits, que nunca me falha.

Como estive em isolamento profilático duas semanas antes do Natal aproveitei essa altura para as fazer, coloquei-as em recipientes a vácuo e mantiveram-se perfeitas!

134937184_874427396717799_6365800165683592828_n.jp

Não tirei uma foto aos cabazes! Nem uma! E estavam tão giros!

Ingredientes

2 tiras de casca de limão, sem a parte branca

110 g de açúcar branco

210 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente aos cubos

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 ovo

350 g de farinha sem fermento mais q.b. para polvilhar

Preparação

Colocar o limão e o açúcar dentro do copo e triturar 8 seg/Vel 9. Raspar as laterais do copo.

Adicionar a manteiga e bater 30 seg/Vel 4.

Raspar as laterais do copo e bater 30 seg/Vel 4.

Raspar as laterais do copo e bater mais 30 seg/Vel 4.

Raspar as laterais do copo, adicionar a baunilha e o ovo e misturar 1 min/Vel 4.

Adicionar a farinha e misturar 15 seg/Vel 4.

Raspar as laterais do copo e voltar a misturar 15 seg/Vel 4. 

Transferir a massa para uma superficie polvilhada com farinha ou para um tapete de silicone e dividir a massa em dois. Formar um quadrado com cada porção de massa e envolver em película aderente. Levar ao frigorífico pelo menos durante 1 a 2 horas ou até ficar firme o suficiente para estender.

Pré-aquecer o forno a 170ºC. Forrar dois tabuleiros de forno com papel vegetal e reservar.

Trabalhar rápido, uma massa de cada vez. Transferir a massa para um tapete de silicone ou para uma bancada polvilhada com farinha, esticar a massa até meio cêntimetro de espessura.

Cortar a massa com as formas desejadas e transferir para os tabuleiros reservados. Agregar a massa que sobrou, voltar a enrolar a massa em película aderente e levar de novo ao frio.

Se conseguir, levar a massa já cortada também ao frio enquanto prepara a próxima massa. Para facilitar pode coloca-las bastante juntas, depois de bem frias é só transferir para outro tabuleiro, deixando um cêntimetro entre elas.

Repetir o processo com a segunda massa e continuar até esgotar toda a massa.

Quanto mais fria estiver a massa antes de ir ao forno mais definidas ficarão as bolachas.

Levar ao forno por 8 a 10 minutos, a 170ºC ou até levemente douradas. Deixar arrefecer no tabuleiro por cerca de 10 minutos, antes de passar para uma grade para arrefecerem completamente.

Após arrefecerem decorar como desejar. As minhas foram mesmo simples, porque são deliciosas assim mesmo.

Guardar num recipiente hermético.

Notas: Esta massa congela super bem. Basta deixar descongelar durante uma a duas horas, esticar a massa e proceder como se fosse acabada de fazer.

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Redes Sociais

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub