Bifes de Atum de Cebolada
Adoro atum. Fresco ou de lata.
Babo-me por um bom Sashimi, por um Ceviche ou uma Poké Bowl.
E a bela massa de atum? Comi tanta na faculdade! 80% dos jantares a que ia, em casa de estudantes, tinham este manjar na ementa!
Quem não gosta de uma gulosa sandes de atum, com alface, tomate, umas rodelas de cebola roxa finíssimas e um porção generosa de maionese?
Em casa, para além das sandes ou tostas, comemos bastante atum grelhado, marinado em molho de soja e óleo de sésamo, com crosta de sementes de sésamo.
Para variar, esta semana tivemos atum de cebolada, com uma cebolada bastante generosa.
Ficou tão incrível que tinha de partilhar!
Ingredientes
800 g de atum em posta (usei duas embalagens de atum congelado, que descongelei no frio)
5 cebolas médias (gostamos com bastante cebola)
6 dentes de alho
3 tomates maduros
2 folhas de louro
1 ramo de salsa
azeite, sal, pimenta e açúcar q.b.
5/6 batatas médias cortadas aos cubos
Cenoura, bróculos e couve-flor q.b.
200 g de arroz basmati ou agulha
1350 g de água
Preparação
Num tacho largo, colocar as cebolas cortadas às rodelas e 4 dentes de alho picados, deixar refogar até a cebola ficar translúcida.
Cortar os tomates, grosseiramente, e adicionar ao tacho com uma folha de louro e o ramo de salsa. Temperar com sal, pimenta e uma pitada de açúcar.
Deixar apurar, durante cerca de 20 minutos.
Enquanto isso, colocar 1 litro de água no copo da Bimby e as batatas no cesto, temperadas com sal. Numa forma com buraco, colocar o arroz e 350 g de água, dois dentes de alho, a folha de louro, um fio de azeite e uma pitada de sal, dispor no fundo da varmoma. No tabuleiro superior, colocar a cenoura às rodelas e a couve-flor e os bróculos em floretes, temperado com sal.


Programar 25 min/Varoma/Vel 1. No final, verificar a cozedura do arroz, das batatas e dos legumes, aumente o tempo se necessário.
Quando o refogado estiver pronto, adicionar o atum e deixar cozinhar o atum durante 3 a 5 minutos, conforme se goste dele mais ou menos cozinhado.
Servir com as batatas cozidas. No dia seguinte, acompanhe com o arroz e terá, assim, duas refeições prontas sem esforço.