Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

I Like 2 Eat

I Like 2 Eat

05
Dez20

Beringela à Parmegiana Versão Saudável

CS

129427023_146762410137717_4146405839730426047_n.jp

A beringela não é um legume muito apreciado pelos Eaters aqui de casa.

Quase todas as semanas faço um tabuleiro gigante de legumes no forno, em que a beringela está sempre presente, uma vez que tem múltiplos benefícios para a nossa saúde.

Procurei apresenta-la de uma forma diferente e acabei por levar a receita, pré-preparada, para casa da minha mãe e foi um sucesso! 

 

Com a vantagem de ser mais saudável, uma vez que a beringela não é frita, vai ao forno, sem perder a crocância e uma grama de sabor.

Aproveitei para fazer uma dose maior de pão ralado temperado que congelo e tenho sempre pronto.

A receita é inspirada na receita da Rita Lobo, do GNT Brasil

Ingredientes

2 beringelas grandes

500 g de pão do dia anterior

60 g de azeite + q.b. para untar o tabuleiro

16 folhas de manjericão

1 ramo de salsa 

50 g de queijo parmesão (congelo as sobras ou aquele mais duro e uso nestas alturas) + q.b. para o final

1 embalagem de queijo mozarella ralado

2 ovos

1 chávena de farinha

1 lata de tomate picado das pequenas (há umas que já trazem manjericão, para o caso de não ter)

1 cebola grande

4 dentes de alho grandes

1 colher de chá de tempero italiano

1 colher de chá de oregãos

sal, açúcar, pimenta e paprika q.b.

Preparação

Cortar as beringelas às rodelas, mais ou menos com 1 cm de espessura. Dispor a beringela num escorredor de alimentos, em camadas, temperando cada uma com uma pitada de sal. Desta forma vai ficar menos amarga.

No copo da Bimby ou de um processador de alimentos, pode fazer metade de cada vez se a quantidade de ingredientes for demasiada para o processador, colocar o pão, 2 dentes de alho, 30 g de azeite, 8 folhas de manjericão, metade do ramo de salsa e os pés da outra metade e o queijo parmesão em pedaços.

Triturar por 15-20 seg/Vel 10 ou até atingir a textura de pão ralado, com migalhas grandes, não se pretende um pão ralado muito fino.

Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar um tabuleiro com um fio de azeite.

Preparar 3 taças, na primeira colocar o pão ralado, na segunda a farinha e a última os ovos batidos.

Com um pano, secar as rodelas de beringela. Passar cada rodela por farinha, ovo e, por último, pelo pão ralado. Dispor no tabuleiro e levar ao forno cerca de 15-20 minutos, virando a meio do tempo.

Enquanto isso, no copo da Bimby (não é preciso lavar) colocar a cebola, os dois dentes de alho e o restante azeite. Triturar 5 seg/Vel 5 e, de seguida, refogar 5 min/120ºC/Vel 1.

Adicionar o tomate, o manjericão, a salsa, o tempero italiano, os oregãos, sal, uma pitada de pimenta e de paprika e outra de açúcar. Programar 20 min/100ºC/Vel 2.

Findo este tempo, rectificar temperos e, se necessário, programar mais uns minutos/100ºC/Vel 2. Deve ficar um molho espesso.

No método tradicional, picar a cebola e os alhos, refogar no azeite, até ficarem macios. Adicionar o tomate, o manjericão, a salsa, o tempero italiano, os oregãos, sal, uma pitada de pimenta e de paprika e outra de açúcar e deixar cozinhar. Rectificar os temperos e apurar até ficar um molho espesso.

Num tabuleiro de ir ao forno colocar uma camada de beringelas panadas, colocar em cada uma uma colher de molho e um pouco de queijo ralado. Repetir até terminar as beringelas, terminando com uma dose extra de queijo ralado e queijo parmesão ralado no momento (uso ralador).

Levar ao forno até o tomate borbulhar e o queijo gratinar.

Servir acompanhado de uma boa salada. Para os que considerem a refeição demasiado leve, uma carne grelhada ou um frango no forno acompanham muito bem.

Notas:

Em metade testei com pão ralado mais fino misturado, tive receio de que ficasse com demasiada textura. Prefiro com o pão ralado mais grosso.

Se sobrar molho, congele e utilize numa próxima vez.

 

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Redes Sociais

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub