Banoffee Pie Express
Os homens lá de casa adoram bananas.
Compro todas as semanas, mas se há semanas em que à quarta-feira já não há, outras ficam a definhar na fruteira. No verão o flagelo é maior, já que amadurecem mais rápido.
Ontem o JD mandou-me um vídeo com esta receita, olhei para a fruteira e lá estavam elas, duas bananas já quase em fim de vida. Por isso, meti mãos à obra e saiu esta Banoffee Pie, que se prepara em 10 minutos.
Deixei arrefecer antes de colocar as natas, mesmo assim, ao fim de menos de uma hora estava pronta a comer.
Ainda ontem, num grupo onde estou, alguém pedia receitas para aproveitar bananas. Já posso partilhar mais uma, uma mesmo boa.
Usei natas frescas, por serem mais ácidas, e não juntei açúcar, já que se advinhava uma sobremesa bastante doce.
Apesar da tentação de caramelizar as bananas dos dois lados, a banana acabará por ficar com uma textura menos interessante, demasiado em puré.
A receita é com doce de leite, se não tiverem podem usar leite condensado cozido, ficará bastante semelhante, devem apenas mistura-lo bem, para ficar mais cremoso, principalmente, se for de compra.
Usei bolacha torrada tostada, por ser menos doce e mais seca, para não ensopar logo no caramelo.
Ingredientes
2/3 bananas
2 colheres de sopa de doce de leite
1/2 pacote de bolacha tostada
1 pacote de natas frescas
1 colher de sopa de manteiga
Canela q.b
Preparação
Cortar as bananas em rodelas de mais ou menos um centímetro, em quantidade suficiente para forrar o fundo de uma frigideira antiaderente.
Colocar a frigideira ao lume, médio, adicionar a manteiga e, assim que esta derreta, dispor as bananas, sem as sobrepor, polvilhando com canela.


Quando começarem a ganhar cor, espalhar o doce de leite em pequenas colheradas. Quando aquecer basta espalhar, com a ajuda de uma colher.
Enquanto isso, colocar as bolachas na Bimby, ou num processador de alimentos, e triturar por alguns segundos, queremos que fiquem em pequenos pedaços e não em farinha.
Deixar borbulhar, até começar a caramelizar, nessa altura espalhar a bolacha partida por cima, deixar cozinhar mais uns segundos e desligar.
Nesta fase, podem servir quente acompanhado de um bola de gelado, de baunilha ou nata, sendo mesmo uma receita que se prepara e serve em 10 minutos.


Ou podem deixar arrefecer e servir coberto de natas batidas e um pitada de canela.
Percebi agora que me esqueci de tirar foto com a canela. Imaginem aquela nuvem branca, salpicada da aromática especiaria.